Home
 
Sumário
Home
Perfil
Consultório
Dra. Derize Fernandes
 
Atividades
Clínica
Cirurgia
Cosmética
 
Dicas de Saúde
A Pele
Acne 
  . rosácea
  . mito x realidade
  . isotretinoína
Alergias
Calvície
Câncer de Pele
Eczema
Micose
Proteção Solar
Psoríase
Unhas
Verrugas
Vitiligo
 
Informações
Sobre o site
Glossário
Notícias
Links
 
Contato
 
 
Isotretinoína

O que é isotretinoína?
A isotretinoína é um retinóide oral (substância) destinada ao trattamento das formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata) e acnes resistentes a outras terapêuticas.

Como a isotretinoína age no organismo?

No início do tratamento, o organismo passa a ter condições de expelir todo o sebo acumulado. Por isso, no início do tratamento você poderá constatar uma ligeira piora na acne. Isto é, seu organismo irá expelir o sebo presente nas lesões, dando a impressão de que houve uma piora do quadro, mas esta é uma fase transitória do tratamento.

Na etapa seguinte, há uma redução do sebo e diminuição da camada de queratina, reduzindo a formação de novas espinhas. Sem a mesma produção e retenção de sebo, o Propionibacterium acnes não consegue se reproduzir.

Geralmente, a melhora ocorre ao final do primeiro ou segundo mês de tratamento.

Qual é a dosagem que devo tomar?
A dosagem varia de pessoa para pessoa e vai depender de seu peso. Seu médico(a) é quem decidirá quanto você deve tomar. Ao longo do tratamento, a dose diária pode ser reajustada, para mais ou para menos.

As cápsulas devem ser ingeridas junto com uma refeição, de uma vez.

Tenho que fazer exames para tomar isotretinoína?
Sim, você deve fazer exames de sangue que medirão alguns parâmetros, como glóbulos vermelhos e brancos, colesterol, triglicérides e funções hepáticas. Esses exames podem ser repetidos ao longo do tratamento, a critério do seu médico(a). Para as mulheres, além desses exames, o teste de gravidez é fundamental, pois o uso de isotretinoína durante a gravidez leva a mal formação fetal.

Quais os efeitos secundários que posso ter?
Devido ao modo de ação do isotretinoína, alguns efeitos secundários são previsíveis. Estes dependem da dosagem. O efeito mais comum é secura e rachadura labial. Para amenizar este efeito, você pode utilizar manteiga de cacau, hidratante labial ou mesmo batom, no caso das mulheres.

O nariz e os olhos também podem ficar mais secos. Para os olhos, você pode utilizar lágrima artificial e para o nariz, pingar soro fisiológico. A secura no nariz pode causar um leve sangramento.

Conjuntivite pode ocorrer, causada pela secura nos olhos.

Alguns pacientes ficam com a pele mais seca e sensível, eventualmente sentindo coceiras. Converse com seu médico(a) para saber qual hidratante é recomendado para o seu caso.

O paciente que estiver tomando isotretinoína não deve se expor ao sol sem a proteção de um filtro solar.

Estes efeitos secundários são reversíveis e desaparecem com o fim do tratamento. Entretanto, é preciso lembrar que alguns deles são esperados e até certo ponto inevitáveis (embora variem de intensidade). A total ausência de qualquer destas manifestações é um forte indício de que a isotretinoína não está agindo no organismo do indivíduo.

Outros efeitos, tais como discreta queda de cabelos, fragilidade das unhas, dor de cabeça ou dores musculares ou nas juntas podem ocorrer menos freqüentemente. Muitas destas reações adversas foram observadas somente com tratamento com altas doses e por períodos prolongados. Na eventualidade de quaisquer destas reações acontecerem, converse com seu dermatologista. Ele(a) lhe orientará como proceder.

Qual é o risco de tomar isotretinoína?
A isotretinoína causa mal formação fetal quando tomada durante a gravidez. Por isso, as mulheres não podem estar grávidas quando iniciarem o tratamento e não devem engravidar até um mês após o tratamento. O princípio ativo de isotretinoína só está presente no organismo durante a exposição ao medicamento e até no máximo um mês após o fim do tratamento.

A interferência da isotretinoína é com a concepção (fertilização de um óvulo que se torna um feto), não havendo interferência na esfera da sexualidade.

Quais são os métodos anticoncepcionais existentes?

  • Pílula:
    Método hormonal que impede a ovulação.
    Eficácia: 98%.
     
  • DIU:
    Método no qual um dispositivo plástico é colocado dentro do útero da mulher.
    Eficácia: acima de 98%.
     
  • Camisinha:
    Método de barreira. É também usado para se evitar as doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, etc).
    Eficácia: 74%.
     
  • Diafragma:
    Também é um método de barreira, usado pela mulher.
    Eficácia: 80%.
     
  • Injetáveis:
    Consiste em aplicações de hormônios feitas todos os meses ou a cada 3 meses. Como as pílulas, impedem a ovulação.
    Eficácia: 99%.
     
  • Implante:
    É um implante invisível que é inserido na região do braço pelo seu médico. Durante 3 anos, o implante vai liberar hormônio para inibir a ovulação, evitando, assim, a gravidez.
    Eficácia: acima de 99%.
     
  • Tabelinha:
    Consiste em ter relações somente nos dias antes, durante e alguns dias depois da menstruação. Método pouco confiável, pois o período seguro não é constante todos os meses.
     
  • Esterilização:
    Método definitivo que só é indicado para as pessoas que não querem ter mais filhos. Tanto homens quanto mulheres podem ser esterilizados.

O ideal é associar dois métodos contraceptivos eficazes. Converse com o(a) seu(sua) médico(a)!

Isotretinoína age sobre o esperma do homem?
Não há alteração do esperma nem de quaisquer outros fenômenos relacionados à função reprodutiva dos homens.

Quanto tempo dura o tratamento?
A duração do tratamento vai depender da dose diária tomada e varia de paciente para paciente (4 a 12 meses). Seu médico(a) é quem deve determinar quando terminar o tratamento. Quanto mais grave a acne e menor a dose diária, mais tempo dura o tratamento.

Se eu esquecer de tomar um dia, o que devo fazer?
Mesmo esquecendo de tomar isotretinoína por um ou mais dias, não tome mais cápsulas que a dosagem diária habitual recomendada pelo seu dermatologista.

Devo fazer algum tratamento junto?
Normalmente não é necessário, mas é o seu dermatologista quem determina isso. As mulheres devem necessariamente usar medidas contraceptivas para não engravidar durante o tratamento.

Leve sempre ao conhecimento de seu médico(a) qualquer remédio do qual esteja fazendo uso. Há restrições ao uso combinado de isotretinoína com medicamentos à base de vitamina A ou com antibióticos como a minociclina e a tetraciclina.

Isotretinoína causa depressão?
Pessoas com acne grave possuem maior tendência a desenvolver ansiedade e depressão. Se você estiver sentindo-se ansioso(a) ou deprimido(a), converse com seu dermatologista.

Não existe relação causal entre o medicamento e depressão. Essas condições não estão relacionadas com o tratamento e sim com a própria acne.

Minha pele vai ficar perfeita?
O isotretinoína elimina o problema da acne e diminui a secreção de sebo, mas não elimina cicatrizes preexistentes.

Por que devo assinar um Termo de Consentimento Pós-Informado?
Este termo visa proteger o paciente. Isotretinoína causa problemas no feto quando uma grávida o toma. Quando o Ministério da Saúde obriga o(a) médico(a) e o(a) paciente a assinar este documento, é para ter certeza de que ninguém vai tomar a isotretinoína sem usar medidas adequadas para se evitar a gravidez.


Se eu sou homem, por que tenho que assinar o Termo de Consentimento, se não corro o risco de engravidar?
Eventualmente um homem pode querer dar o isotretinoína para uma mulher, porque vê que é um medicamento que funciona.

Ao assinar o Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento, o paciente se compromete a não repassar o medicamento para ninguém, por entender que o isotretinoína só deve ser usado com acompanhamento médico.

Se eu estiver amamentando, posso começar o tratamento com isotretinoína?
Isotretinoína pode passar para o leite materno e, por este motivo, mulheres que estão amamentando não devem tomar este medicamento.

Posso doar sangue durante o tratamento com isotretinoína?
A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados (até um mês após seu término) com o isotretinoína é contra-indicada.

A luz e o calor podem alterar a medicação?
A isotretinoína é sensível à luz, oxigênio e umidade e, portanto, deve ser conservada ao abrigo da luz e do calor. Isotretinoína possui embalagem especial de alumínio-alumínio que evita a degradação do medicamento.

Caso expostas à temperatura ambiente elevada, as cápsulas de isotretinoína, por serem gelatinosas, podem amolecer, sem que isso afete, entretanto, a eficácia do produto.

Posso usar lentes de contato enquanto estiver tomando isotretinoína?
Se você usa lentes de contato, lubrifique constantemente os olhos. Em caso de dúvidas, fale com seu médico(a).

Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com isotretinoína?
De modo geral, bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento com qualquer medicamento. Portanto, é recomendável que você não tome bebidas alcoólicas durante o tratamento com isotretinoína.

Posso usar suplementos alimentares indicados na academia?
Esses suplementos podem conter vitamina A ou outras vitaminas que poderão interferir no seu tratamento ou piorar sua acne. Por isso, não devem ser tomados durante o tratamento com a isotretinoína.

Posso fazer depilação durante o tratamento com isotretinoína?
Evite fazer depilação química durante o tratamento, pois sua pele estará mais ressecada e sensível, podendo ficar irritada.

O que eu devo fazer se sentir dores musculares?
Embora incomuns, dores musculares e nas juntas podem ocorrer enquanto você estiver tomando isotretinoína.

Se isso acontecer, converse com seu médico(a) e ele poderá receitar analgésicos para que você melhore das dores sem prejudicar seu tratamento.

Além disso, caso você faça esportes ou exercícios, reduza a intensidade e/ou freqüência da prática, evitando esforços físicos vigorosos.

Quais os cuidados que devo ter com minha pele durante o tratamento com isotretinoína?
Durante o tratamento com isotretinoína você deverá continuar com a higiene normal (lavar o rosto com sabonete neutro e água morna); além disso, você poderá hidratar a pele, se necessário, e usar protetor solar. Converse com seu médico(a) para saber qual é a recomendação mais adequada para o seu caso. Siga sempre as recomendações de seu dermatologista.

Quais são as chances de cura?
Estudos mostram que isotretinoína promove cura ou remissão prolongada em 90% dos casos de acne. Cerca de 10% dos pacientes têm necessidade de repetir o tratamento para conseguir a cura. Mulheres com ovários policísticos e formas mais graves de acne são mais resistentes ao tratamento.

Fonte:
Roche: Indústria Farmacêutica

 
Leia mais:
  . acne
  . acne: mito x realidade
  . rosácea é a "acne dos adultos"